quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Electricamente eficaz....

















A primeira vez que viajei de Tram ou eléctrico em Haia foi sem dúvida uma experiência interessante. Assim que o eléctrico chegou à paragem esperei pela abertura da porta....mas nada aconteceu. Por aqui é tipo Self-Service...se queres entrar então tens que abrir a porta!! De seguida vem a necessidade de comprar 1 bilhete...sem problemas. Todos os condutores falam inglês logo a troca de euros por um bilhete é fácil e rápida. Procurar um sitio para sentar é o próximo passo....mas.....os bancos são um tanto ou quanto apertadinhos, pelo menos para mim! Logo o contacto físico com o vizinho do lado é inevitável, mas devo-vos dizer que este contacto não é do agrado da maioria dos Holandeses :) o que não deixa de ser contraditório, já que quando pretendem sair de um tram eles limitam-se a usar a arte do empurrão. É que se perde muito tempo com "Dá-me licença faz favor?".

Não tens 1 bilhete válido? Estás tramado....aqui levam a fiscalização muito a sério. Normalmente equipas de 4 ou 5 gorilas costumam entrar pelo tram e fiscalizam tudo e todos na expectativa de encontrar um passageiro sem bilhete. Assim que isso acontece, acompanham-no ao exterior na paragem seguinte e dão-lhe uma valente "carga de porrada"....ok,ok, estou a exagerar, mas és multado na hora (45€) e não podes seguir viagem naquele tram......tudo isto por 1.60€, valor de um bilhete!!!!

Um dos pontos favoráveis são os horários, que são cumpridos à risca...dá gosto usar um sistema de transportes públicos assim! É sem dúvida um excelente exemplo de um meio de transporte eficaz e amigo do ambiente, exemplo este que devia ser seguido pelo nosso país.

Ah é verdade, se queres sair do tram porque chegaste ao teu destino, não te esqueças que tens que ser tu a abrir a porta...de outra forma arriscaste a seguir viagem....

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Está frio pá!!!

















Hoje escrevo umas linhas sobre o tempo que se faz sentir por estas paragens. Tem estado tanto frio que os lagos e canais por toda a cidade congelaram e são usados para divertimento e entretenimento de miúdos e graúdos, partindo do princípio é claro que se domina a arte de patinagem no gelo (tenho que confessar que não é o meu caso) :)

Não deixa de ser interessante que as pessoas decidam patinar em locais que lhes pode trazer a morte, já que tudo depende da forma como entram no gelo. Se o gelo quebrar e a pessoa entrar de cabeça na água, as hipóteses de sobrevivência são quase nulas. Mas nem esta facto faz com que as pessoas optem por usar apenas os ringues artificiais espalhados pela cidade...."não dá a mesma adrenalina" disse-me um amigo holandês!!

Mas sem dúvida que está um frio de rachar....quando estive este Natal em Lisboa, com 15 graus, senti-me como estivesse num país tropical. Sem dúvida que sinto muita falta do nosso bom tempo, do tempo ameno....do Sol!!!! E para minha desolação quando regressei a Haia tinha temperaturas máximas negativas...5 graus abaixo de zero no dia da passagem de ano...frescote
!

Tem piada, que quando digo a um holandês que venho de Portugal a primeira reacção que ele ou ela tem, é perguntar-me "De Portugal! Então deves passar frio por aqui não?" :)


domingo, 4 de janeiro de 2009

A arte de bem recolher lixo....ou não!














Hoje decidi escrever umas linhas sobre a recolha de resíduos sólidos neste país. Em Portugal temos um sistema relativamente eficaz e em conjunto com os eco-pontos sinto que muito tem sido feito para incentivar a reciclagem e a separação dos lixos.

Por aqui é muito diferente. Independentemente de considerarem a reciclagem muito importante, as autarquias locais decidiram que a recolha do lixo deve ser feita apenas 1 vez por semana!!! Agora imagina uma família com 4 membros a viver num apartamento sem varandas, que tem de alguma forma acondicionar o seu lixo durante 7 dias em casa. E pensas tu..."Ah isso não é problema, coloco o saco com o lixo nos contentores na rua"....isso até funcionaria mas não existem contentores de lixo na rua e se fores apanhado a deixar o saco do lixo em qualquer lado sujeitas-te a ser multado!

Quando comentei com alguns dos meus amigos holandeses que em Portugal a recolha era diária disseram-me que isso não fazia sentido, ao que eu respondi, que faz mais sentido manter aquele peixinho cozinhado à 6 dias atrás já que dá um certo aroma à casa :) ....assim até poupam uns trocos nos brizes e afins.

Por isso lembrem-se de que de acordo com os Holandeses, a recolha diária do lixo em Portugal não é mais do que uma modernice!! :) Estamos muito à frente...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Patat...ou melhor dizendo batata frita
















Patat ou batata frita é sem dúvida uma iguaria holandesa....ou assim pensam eles! Basicamente, existem lojas que vendem exclusivamente batata frita com os mais diversos molhos, desde a maionese, ketchup passando pelo curry e molho de amendoim. Este hábito está sem dúvida enraizado na cultura dos holandeses, de tal forma que é bastante comum (aqui claro está) ver pessoas a degustar batata frita coberta em molho às 11:00 da manhã ou ver os pequenos a comer meio quilo de batata como se de uma refeição completa se tratasse. E ainda dizem que a Holanda não tem uma gastronomia rica e variada.....

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Fogo de artíficio na Holanda....


















Ontem à tarde tentei dormir uma sesta (a preparar-me para a grande noite de fim de ano), mas tenho de vos confessar...não foi possível! A razão deste impedimento?.....fogo de artifício. Na Holanda durante 363 dias é estritamente proibido vender/usar fogo de artifício...excepto nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Nestes 2 dias tenho a sensação de estar a viver numa zona de guerra...a faixa de Gaza comparada com a Holanda é um paraíso!!!! E independentemente de todos os anos, dezenas de automóveis e bosques arderem e de se perderem uns quantos olhos, mãos e pés esta tradição continua a ter milhões de seguidores! Usa-se todo o tipo de fogo de artifício desde os foguetes normais que quando usados de forma segura causam um efeito agradável à vista até às bombas que se usam para causar avalanches, que te deixam atordoado e quase a sangrar dos ouvidos. Estranhos costumes que estes holandeses têm ou melhor dizendo IRRITANTES!